Entenda por que os emojis do celular Android são diferentes do iPhone


Os emojis são representados por desenhos diferentes em celulares Android e no iPhone (iOS) porque os sistemas operacionais desenvolvem seu próprio desenho para cada item. Cada plataforma tem sua versão de emojis, que é como um sistema de escrita. Existe um padrão, o Unicode, que apresenta todos os ícones e seus significados. A partir dele, cada sistema pode desenvolver suas figurinhas.
Funciona assim: é como se palavra “bola” escrita no iPhone, aparecesse com as letras do alfabeto da língua portuguesa, já no Android, “bola” apareceria com as letras do alfabeto chinês. Em ambos, o significado é o mesmo, mas as representações são diferentes.
Desse modo, quando um Emoji é enviado por um celular com Android para um iPhone, o iOS decodifica o significado daquela figurinha e faz a tradução para o sistema de escrita que usa, o que resulta em outro desenho.
Na teoria, o significado de cada emoji é universal, mas a representação muda em cada plataforma, sendo Android, iOS, Windows Phone ou até em serviços como no Facebook e no Twitter.
Emojis no Android e no iOS (Reprodução/Luana Marfim)Emojis no Android e no iOS (Reprodução/Luana Marfim)Emojis no Android e no iOS (Reprodução/Luana Marfim)Emojis no Android e no iOS (Reprodução/Luana Marfim)
A cada ano, um Unicode novo é lançado e novas figurinhas são disponibilizadas. Cabe aos desenvolvedores de cada plataforma criar os seus equivalentes. O último lançado foi o Unicode 9, que adicionou emojis de selfie, palhaço e pinóquio.
Quadrados no lugar de emojis
Nem todos os dispositivos têm versões para todos os emojis que existem. Atualmente, o iOS tem mais emojis que o Android. Por isso, um usuário do sistema do Google pode receber uma mensagem com aqueles “quadradinhos” de alguém que usa iPhone. Quando o sistema não tem nenhuma imagem correspondente àquela que está sendo transmitida, ele substitui por esses quadrados. Esse erro também pode acontecer na versão web de mensageiros como o WhatsApp.

Postar um comentário